Uma das componentes do curso
Como vos disse anteriormente, o curso que estou a tirar (CET ou lá como se chama agora) é de Informática & Gestão. Dentro da gestão, tenho uma carrada de coisas: recursos humanos, contabilidade, gestão contabilística, etc. Dentro da informática tenho vindo do básico das TIC para chegar onde? À programação. Pois é, estou a fazer programação (a tentar, pelo menos).
Há coisa de duas semanas, começamos a trabalhar em linguagem C (Alguém desse lado sabe do que eu estou a falar?). Tenho que admitir que tem sido giro. Até vir um conceito novo e misturá-los todos. Querer definir um ciclo mas usar as palavras reservadas do outro. Uma dor de cabeça, portanto (Ganhei tanto respeito pelos informáticos! Tanto mesmo!).
Estamos a fazer o nosso trabalho final, que consiste em criar a ementa de um restaurante, onde o consumidor vai escolhendo o que quer. O programa deve guardar todos esses dados para no fim, nos apresentar a fatura, com ou sem NIF, com a despesa total e todos os produtos consumidos descriminados. Isto é tão mais difícil do que eu pensava... Quando tudo parece estar bem, lá aparece um bug que deixa a pessoa responder quando não é suposto.
Apesar de ser complicado, estou a gostar. Há algum tempo que não sentia a necessidade de puxar tanto pela massa cinzenta. É bom, não a deixar adormecer. Agora só para vos dar a entender do que se trata, aqui têm uma fotos do que fiz o fim-de-semana todo (e vou continuar a fazer).
Aqui é a base do programa, onde lhe digo o que quero que ele faça:
A seguir, é a apresentação. O que o cliente vê. O programa pergunta o que quer e quem está do outro lado responde, fazendo o mesmo avançar até à pergunta final.
Ainda me faltam limar arestas mas estou num bom caminho! E acreditem, os informáticos (aqueles que percebem mesmo) valem o preço que levam. O que eu estou a fazer é uma amostrazinha. Imaginem viver disto... Devem ver código em todo o lado!